Analise o contexto

Profº Luiz Marins

Antes de falar, antes de fazer alguma comunicação, antes de emitir algum juízo ou opinião, analise o contexto. Pense no seu público-alvo, no passado das pessoas, na situação geral do ambiente, no que está acontecendo e só então decida o que falar, como falar e até mesmo o que pensar. Sem analisar o contexto de determinada situação, você poderá cometer injustiças e erros grosseiros.

O contexto tem uma influência enorme na comunicação. Dependendo do contexto, as pessoas entenderão de uma forma ou de outra a sua mensagem. Para definir o código ou como você deve fazer aquela comunicação, estude antes do contexto.

Se uma empresa está com resultados positivos produzindo a todo vapor e o presidente convoca uma reunião com todos os colaboradores, provavelmente eles pensarão tratar-se de um anúncio de aumento salarial ou pelo menos uma boa notícia. Se uma empresa está com prejuízos crescentes, perdendo clientes e o presidente convoca uma reunião com todos os colaboradores, provavelmente todos pensarão tratar-se de um anúncio de dispensa ou pelo menos uma má notícia. Veja, portanto, que o contexto – neste caso a situação da empresa – condicionou o pensamento e o pré-julgamento dos colaboradores. Assim, você deve analisar muito bem o contexto para se comunicar com eficácia.

Em caso de incêndio em casa, ninguém pede socorro enviando um e-mail ao Corpo de Bombeiros. Existem mensagens e informações que podem e devem ser enviadas por e-mail e há outras informações e comunicações que devem ser feitas pessoalmente, face a face ou mesmo através de um telefone. Novamente, o contexto é que vai definir qual meio será utilizado.

Da mesma forma, devemos tomar muito cuidado com brincadeiras, piadas, apelidos, etc. Muitas vezes uma brincadeira inocente para quem a faz, pode ser altamente ofensiva para quem recebe. A análise do contexto faz com que uma pessoa consiga se colocar no lugar da outra antes de fazer qualquer brincadeira. Muitos problemas ocorrem nas empresas porque as pessoas não têm o hábito de analisar o contexto antes de falar ou agir. Pense nisso. Sucesso!

Anthropos – Antropologia Empresarial
anthropos.com.br

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma resposta