Quatro fatores cruciais para a felicidade

Profº Luiz Marins

Shawn Achor, psicólogo, professor durante muitos anos na Uni-versidade de Harvard, EUA, onde realizou inúmeras pesquisas, em seu livro “The Happiness Advantage” (A Vantagem da Felicidade), relata quatro fatores cruciais para a felicidade que os cientistas têm descober-to através do estudo de pessoas felizes:

(a) Ter objetivos elevados e significativos na vida;
(b) Buscar as oportunidades que o mundo oferece;
(c) Ter uma atitude de gratidão;
(d) Manter bom relacionamento com um grande número de pessoas.

Peço a você, leitor, que pense nesses quatro fatores e faça uma autoanálise, respondendo as seguintes perguntas:

(1) Tenho objetivos elevados e significativos que possam fazer a diferença na minha vida, na vida das pessoas e da sociedade em que vivo?
(2) Busco todas as oportunidades de crescimento e desenvolvi-mento pessoal e profissional que o mundo oferece?
(3) Tenho uma atitude de gratidão em relação à vida, às pesso-as que me ajudaram a chegar onde estou e àquelas com quem convi-vo?
(4) Procuro manter um bom relacionamento com muitas pesso-as? Tenho uma vida social ativa e sadia?

É claro, diz o próprio autor, que esses quatro fatores não garan-tem sozinhos a felicidade. Há muitos outros, mas esses são básicos, dizem os cientistas.

Por isso, dizem eles, pessoas que têm fé, espiritualidade e es-pírito de servir; que têm uma vida cheia de significados, propósitos e valores elevados; assim como aquelas que sentem e expressam sua gratidão pelas coisas que possuem, pelos amigos, pela família e pela vida são mais felizes. Gra-ças a isso, desenvolvem uma maior autoestima e buscam as oportunidades que o mundo ofere-ce, se relacionando melhor com outras pessoas, criando um círculo virtuoso da felicidade. Pense nisso. Sucesso!

Anthropos – Antropologia Empresarial
anthropos.com.br

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>