Vencedoras por Opção

O mais recente livro de Jim Collins e Morten T. Hansen é daqueles que merecem ser lidos com redobrada atenção. O livro é resultado de nove anos de pesquisa e avalia a razão pela qual algumas empresas tiveram sucesso e outras não, em tempos de incerteza. O estudo faz uma análise comparativa de empresas de diversos setores que, nas mesmas condições de incerteza, umas prosperaram e outras não dentro do mesmo negócio.

Algumas das principais lições das empresas vencedoras por opção são:

  •   Se existe sorte, ela não explica o sucesso das empresas. Em nenhum caso estudado foi possível atribuir o sucesso ou o fracasso à sorte ou ao azar;
  •  É preciso dedicar tempo e muito tempo para um bom planejamento. O planejamento é tão bem feito que elas conseguem estar preparadas para enfrentar desafios impossíveis de serem previstos;
  •  A disciplina dos líderes é um dos principais fatores de sucesso. Empresas de sucesso são obstinadas no planejamento e na disciplina. Elas não arriscam desnecessariamente. Elas estão sempre preparadas para o pior e para as oportunidades;
  •  O sucesso exige trabalho duro. Muito trabalho. Os líderes de sucesso são “paranoicos” em trabalhar muito e testar todas as possibilidades antes de arriscar;
  •  Sucesso exige conhecimento. Líderes de sucesso buscam conhecimento onde ele estiver, o tempo todo. O processo de inovação e criatividade tem como base o conhecimento e informações de fontes confiáveis. Os líderes das empresas vencedoras têm muita disciplina no aprender;
  •  Empresas de sucesso evitam a burocracia desnecessária. São simples e objetivas em tudo;
  •  Elas têm uma grande capacidade de formar times com pessoas simples e comprometidas com o conjunto de crenças e valores da empresa.

O que sempre me chamou a atenção nesse estudo é a sua simplicidade e a quebra de alguns mitos como sorte, existência de facilidades no mundo dos negócios, ausência de trabalho duro, líderes visionários, desconsideração pelo conhecimento científico, etc. O que vale é aquilo que o bom senso sempre nos apontou: foco, simplicidade, gente treinada, planejamento, trabalho duro e muita disciplina. O resto é mito.

Pense nisso. Sucesso!

Anthropos – Antropologia Empresarial
anthropos.com.br

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma resposta